Skip to content

RG Internacional – Saiba como tirar esse documento





Saiba como usar o RG Internacional, e aproveitar sua viagem sem problemas.

Está pensando em viajar para fora do país? Saiba que existem diversos países, onde é preciso apenas do RG para viagem internacional, como forma de identificação.

Essa é uma facilidade e tanto, pois te ajuda a reduzir custos com a emissão do passaporte ou até mesmo o visto.

Mas para viajar usando apenas o RG, é preciso se programar com antecedência e ficar atento a alguns requisitos básicos, para evitar atrasos e não acabar prejudicando a data da sua viagem.




Se está é sua primeira vez viajando para estes países, e você ainda não tem muita familiaridade com o assunto. Então este artigo foi feito para você!

Ao longo desses conteúdo, vamos te ajudar a entender quais são essas exigências necessárias para realizar a sua viagem internacional com RG, com mais praticidade. Boa leitura!

Quer saber mais sobre o assunto? Fique com a gente para descobrir!

RG Internacional: como usar em viagens ao Mercosul

rg para viagem internacional
RG Internacional Sem Mistérios

Desde 2008 o RG internacional, passou a ser uma realidade. A partir desta data, o acesso de pessoas que moram em países do Mercosul se tornou ainda mais fácil.




É necessário ter apenas o RG para viagem,  entre os países. E isso aconteceu, após um tratado firmado entre os países que compõem o Mercosul. Que são além do Brasil:

  • Argentina
  • Paraguai
  • Uruguai
  • Chile
  • Colômbia
  • Equador
  • Peru
  • Venezuela

RG Internacional, tem alguma diferença?

Não. O RG utilizado para viagens internacionais a países do Mercosul, é o mesmo que você utiliza em seu dia a dia.




Ele só precisa apresentar alguns critérios básicos, que servem para sua própria segurança. Vamos falar um pouco mais de cada uma deles, no artigo.

Qual a validade do RG para uso Internacional

Embora não haja nenhuma lei que determine o prazo de validade do RG, grande parte das Companhias Aéreas, Bancos, Transporte de Navios e outros, só aceitam como validade do RG em viagem internacional documentos com no máximo 10 anos.



Essa medida é adotada para sua própria segurança, a fim de evitar problemas como utilização indevida do seu documento e outros tipos de  fraudes.

Prazo de emissão do RG para uso Internacional

O prazo de emissão tanto da primeira via, quanto da segunda via da carteira de identidade, para viagens internacionais é o mesmo que o previsto para emissão de documentos.

Costuma variar de um estado para outro, mas em média é de 6 horas até 48 horas dependendo da localidade.

Emissão do RG de Urgência

Mas há casos específicos, em que é possível solicitar o RG de urgência. Em São Paulo, por exemplo, no Poupatempo localizado no Internacional Shopping de Guarulhos. O turista, que tenha a primeira via do seu RG emitido no estado, pode se dirigir diretamente a unidade.

E ao apresentar um comprovante de viagem a ser realizada nas próximas 48 horas, é possível ter acesso a segunda via do RG a partir de 2 horas. Para saber se o seu estado também oferece este tipo de recurso, basta pesquisar nos órgãos responsáveis pela emissão do documento.

Menor pode apresentar RG para voo Internacional?

Assim como os adultos, às crianças também precisam levar e apresentar o RG para viagens internacionais,  feitas nos países do Mercosul. (para outros países é necessário apresentar o passaporte).

Mas antes de embarcar, é necessário ficar atento às informações e outros possíveis documentos exigidos pela companhia aérea para viagem internacional com crianças.

viagem internacional

Em viagem ao Mercosul posso usar CNH ao invés do RG

Não. A Carteira nacional de Habilitação (CNH), não pode ser utilizada em viagens internacionais apenas o RG, pois é um documento de identificação pessoal. Já a CNH, apesar de conter informações pessoais determina apenas que você está apto a dirigir.

Caso você não disponha do seu RG, antes de viajar é necessário solicitar a emissão da segunda via com antecedência para evitar possíveis transtornos.

RG Internacional: perdi o meu em viagem, o que fazer?

Perder os documentos durante a viagem é sempre um desafio e tanto, não é verdade? O primeiro passo caso você tenha perdido o seu RG em viagem internacional, é procurar a polícia e abrir um boletim de ocorrência.

Em alguns casos, é necessário ir até um consulado ou embaixada do Brasil no país, para fazer a emissão de um novo documento, para que você possa seguir viagem.

Para evitar problemas antes de embarcar de volta para casa, entre em contato também com a companhia aérea e avise o ocorrido com seu RG em viagem internacional.

Agora que você já acompanhou nossas informações confira outras dicas em nosso blog e veja também o vídeo: