Skip to content

Carteira de Identidade Online – Saiba Como Fazer





Se você tem dúvidas a respeito de como tirar a Carteira de Identidade Online, também chamada somente de RG, online, esse artigo foi escrito especialmente para você!

Aqui, listamos os documentos necessários para fazer o documento, além de explicar quais são os locais físicos para retirá-lo.




Isso além de listar os sites para mais informações de cada estado e explicar para que exatamente serve a Carteira de Identidade.

Não perca!

Carteira de Identidade Agendamento
Carteira de Identidade Agendamento

Como Fazer a Carteira de Identidade Online?





A Carteira de Identidade, também chamada simplesmente de RG, sigla que significa Registro Geral, é um documento de suma importância para todos os cidadãos brasileiros menores e maiores de 18 anos, portugueses com título de igualdade e estrangeiros naturalizados.

O documento é obrigatório a partir dos dezoito anos de idade, mas a grande maioria das pessoas o faz muito mais cedo, já que, sem ele, não é possível realizar diversos procedimentos.

Apesar de toda a importância atribuída a esse documento, o procedimento para obtê-lo é bastante simples. Confira a seguir!

A parte online do processo se trata, na verdade, do agendamento de dia e horário do serviço. Esta deve ser feita no site da Secretaria de Segurança Pública do seu estado (ou no site do Poupatempo, para moradores de São Paulo; UAI, para moradores de Minas Gerais; e Nahora, para moradores de Brasília).

Depois, basta comparecer ao local de emissão com os documentos que listamos a seguir.

Carteira de Identidade Online, Veja os Documentos Necessários!

É necessário ter em mãos alguns documentos e levá-los até a Secretaria de Segurança Pública do seu estado (ou órgão responsável pela emissão) para tirar a Carteira de Identidade. A seguir, constam os documentos necessários para emitir a Primeira Via:

  • Certidão de Nascimento – levar a original ou cópia autenticada e uma cópia simples 
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) – levar o original (levar esse documento é opcional, entretanto, tê-lo em mãos no dia agiliza todo o procedimento)
  • Cartão do Cidadão – levar o original (levar esse documento é opcional, entretanto, tê-lo em mãos no dia agiliza todo o procedimento)
  • Comprovante de Tipagem Sanguínea – levar o original e uma cópia simples (levar esse documento é opcional, entretanto, tê-lo em mãos no dia agiliza todo o procedimento)

Entretanto, para tirar a segunda via deste documento, que custa por volta de trinta reais, os documentos necessários são diferentes:

  • Certidão de Nascimento – levar o original e uma cópia simples OU uma cópia autenticada e uma cópia simples
  • Comprovante de Pagamento – original ou impresso da internet
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) – levar o original (levar esse documento é opcional, entretanto, tê-lo em mãos no dia agiliza todo o procedimento)
  • Carteira de Identidade antiga (RG) – levar uma cópia simples
  • Cartão do Cidadão – levar o original (levar esse documento é opcional, entretanto, tê-lo em mãos no dia agiliza todo o procedimento)
  • Comprovante de Tipagem Sanguínea – levar o original e uma cópia simples (levar esse documento é opcional, entretanto, tê-lo em mãos no dia agiliza todo o procedimento)
  • Documento Comprobatório do Benefício Condicional – necessário apenas para cidadãos que se encontram em Liberdade Condicional. Levar o original.

Carteira de Identidade online

Locais Físicos Para Retirar a Identidade, Saiba os Principais!

A retirada da Carteira de Identidade pode levar até cinco dias úteis, isso sem contar sábados, domingos e feriados.

É preciso retirar o documento no mesmo local em que ele foi solicitado. O local de solicitação é, geralmente, a Secretaria de Segurança Pública de cada estado. 

Entretanto, há exceções: no Rio de Janeiro, isso é feito no Detran; em São Paulo, em uma agência do Poupatempo; em Brasília, em uma agência do Nahora e, em Minas Gerais, em uma agência do UAI (Unidade de Atendimento Integrado).

Contato para Maiores Informações Sobre Carteira de Identidade.

Para maiores informações a respeito de como tirar o RG, basta acessar o site da Secretaria de Segurança Pública do seu estado ou órgão responsável. Listamos os sites de alguns estados a seguir:

  • São Paulo: https://www.poupatempo.sp.gov.br/
  • Rio de Janeiro: http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=15&tipo=agendamento_dic
  • Minas Gerais: https://www.mg.gov.br/conteudo/geral/agendamento-online
  • Paraná: http://www.institutodeidentificacao.pr.gov.br/
  • Santa Catarina: http://www.igp.sc.gov.br/carteira-de-identidade/
  • Rio Grande do Sul: https://igp.rs.gov.br/agendamento-de-carteiras-de-identidade
  • Brasília: http://nahora.df.gov.br/
  • Bahia: http://www.sac.ba.gov.br/index.php/SSP/IDENTIDADE.html
  • Ceará: https://www.al.ce.gov.br/index.php/institucional/casa-do-cidadao

Gostou desse conteúdo? Então acesse os outros posts do blog →  Instituto de Identificação Paraná para saber ainda mais!

Para saber ainda mais, assista a esse vídeo: