Skip to content

RG com Erro? Não se preocupe!





Entenda o que fazer em caso de RG com erro. O Registro Geral, também conhecido como RG, é uma dos principais documentos de qualquer cidadão brasileiro.

Por meio dele, é possível abrir conta em Banco, fazer matrícula em universidades e escolas, viajar para países do Mercosul e tantas outras atividades.

No entanto, quando há qualquer tipo de de divergência e a identidade está errada, em relação aos outros documentos, isso pode acabar ocasionando dificuldades sérias no dia a dia.




Se você possui um documento com informações erradas, ou conhece alguém que está passando por este problema, então fique atento a este conteúdo!

Pois ao longo deste artigo, vamos te ajudar a entender melhor quais são os procedimentos necessários para regularizar a situação do seu documento.

Não deixe de acompanhar essa leitura, para esclarecer suas dúvidas:

RG com erro no nome, o que fazer?

meu rg esta errado
RG com Erro? Não se preocupe!

Um RG com erro, pode acabar ocasionando diversas dificuldades e transtornos em seu dia a dia. Como já comentamos anteriormente aqui no artigo.




Desde a dificuldade de abrir uma conta no banco, ou solicitar um financiamento imobiliário, por exemplo, até fazer a inscrição em uma prova ou concurso público.  Pois todas as informações presentes em seu RG, e em seus outros documentos.

Como certidão de casamento, certidão de nascimento -em alguns casos- carteira de trabalho e outros. São analisadas para que não haja conflito de informações. Ou evitar possíveis fraudes, de pessoas utilizando o seu documento de forma indevida.




Mas então quando nome errado no RG, o que fazer? Existem algumas medidas que você deve adotar. Veja melhor a seguir:

Verificar Qual a Extensão do Erro

Um erro em uma letra, um acento ou em qualquer outro detalhe, por menor que seja, faz a diferença. Nesse sentido, é importante antes de mais nada verificar se é apenas o RG com nome errado. Ou se erro aconteceu em função de informações erradas escritas sobre o seu nome, em sua certidão de nascimento.



Apesar de parecem situações semelhantes, de acordo com a sua resposta, haverá um procedimento diferente a ser adotado, para poder arrumar um erro no RG.

  • Erro no nome apenas no RG: Se todos os seus outros documentos, estão iguais a certidão de nascimento e apenas o RG tem erro, nesse caso é necessário solicitar uma segunda via do RG, nos órgão competente.
  • Diferença do nome na certidão de nascimento: Agora se você perceber que na carteira de identidade o erro de digitação é da sua certidão de nascimento, é um pouco mais complexo.

Você precisará entrar com uma ação de retificação de registro civil, através de um advogado. E depois de ter nome corrigido na certidão, refazer todos os documentos necessários, com o nome e o sobrenome correto.

RG com erro na data de nascimento, posso alterar?

Assim como os dados do nome incorreto no RG, a data de nascimento também pode te ocasionar inúmeros transtornos. Dessa forma, é importante fazer a segunda via do seu RG, para que as informações presentes neste documento, sejam as mesmas da sua certidão de nascimento.

Erro de digitação no RG, precisa tirar 2 via?

Outra dúvida bastante frequente das pessoas, é justamente essa. E a resposta é sim. Caso seu RG esteja com erro de digitação,  é importante solicitar a 2ª via do documento. 

RG errado no Enem, como solicitar alteração

Em caso de  RG errado no Enem, a mudança só poderá ser solicitada, dentro do período de inscrição. Que varia de um ano para outro. Para solicitar a alteração, é necessário entrar em contato com o INEP 0800 616161, a fim de fazer o pedido de ajuste.

erro no rg

Corrigir um erro no RG gera custo adicional?

Depende de cada situação. Se erro no RG se deu em função de erros seus próprios documentos ou erro na hora de um preenchimento seu de formulário, por exemplo. Então o custo da emissão de uma nova via de RG, deverá se pago por você.

Todavia, caso o erro apresentado tenha sido cometido pelo funcionário, na hora da digitação. Há casos, em que é possível contactar o serviço de identificação responsável pelo erro.

E solicitar que seja feita uma nova via sem custo para você. Tendo em vista que o erro não foi cometido por você. Em São Paulo, por exemplo, é possível fazer uma reclamação junto a ouvidoria do Poupatempo, para que a questão seja resolvida.

Qual o prazo para casos de correção do RG

O prazo para correção do erro, costuma vai dar de um estado para outro. No entanto, o prazo médio após a verificação do erro, pedido de correção  é o mesmo tempo que leva para o pedido de segunda via. Em alguns estados, a segunda via fica pronto no mesmo dia. Mas há estados, que o prazo é de 2 dias úteis.

Veja outras informações sobre o assunto aqui em nosso blog e acompanhe o vídeo: