Skip to content

Laudo Digital mais praticidade e rapidez





Veja como funciona o laudo digital, na prática. Com os avanços na tecnologia nos últimos anos, boa parte dos serviços e recursos que antes poderiam ser feitos apenas de forma física, agora estão presentes no meio digital.

E o mesmo acontece em relação aos diferentes tipos de laudos, que hoje em dia pode ser emitidos de forma totalmente digital.

Ajudando a reduzir os custos e tornando os processos e procedimentos mais rápido e eficientes. Apesar de oferecer inúmeros benefícios, os laudos online ainda são recursos relativamente novos em muitos lugares. E por isso, costumam gerar inúmeras dúvidas, sobre a autenticidade e segurança desse tipo de sistema.




Para ajudar a esclarecer algumas das principais dúvidas sobre este assunto, nós desenvolvemos este conteúdo. Então se você deseja saber mais sobre o tema, sugerimos que continue acompanhando essa leitura.

Fique atento ao nosso conteúdo, e se mantenha bem informado.

O que é Laudo Digital

laudo digital
Laudo Digital Mais Praticidade e Rapidez

O laudo digital,  é um importante recurso que permite facilitar o processo de emissão de laudos de diferentes segmentos, de maneira online.




Apesar de relativamente pouco utilizado aqui no Brasil, este tipo de recurso vem ganhando cada vez mais espaço no país nos últimos anos, em função da melhora na tecnologia destes serviços.

Como funciona um Laudo Digital

O processo de emissão do laudo virtual, costuma variar de acordo com o tipo de serviço a ser realizado. No entanto de uma modo geral, o laudo deve ter assinatura digital e pode ser enviado pela internet ou pela nuvem para às partes interessadas.



Entenda Melhor na Prática

Apenas para exemplificar, como funciona a emissão de uma laudo médico digital. O paciente, acompanhado de um médico, enfermeiro ou outro profissional qualificado em uma unidade de saúde realiza um eletrocardiograma.

Caso não haja um médico especialista na unidade, o exame é então encaminhado através da nuvem ou da internet, por meio de um sistema.

Por sua, vez ao receber o exame o médico verifica os resultados do exame e dá seu parecer através do laudo pericial , e insere a assinatura digital.



Este laudo é novamente enviado a unidade de atendimento, para que o paciente possa receber os cuidados necessários. E todos esses dados ficam armazenados na nuvem, por um período indeterminado.

Benefícios em usar Laudos Digitais

Os laudos digitais, oferecem inúmeros benefícios para aqueles que utilizam. Entre os principais estão:

  • Rapidez: Os processos se tornam ainda mais rápidos, pois não há deslocamento para a realização e emissão do laudo.
  • Praticidade: Recebimento dos arquivos e assinatura podem ser feitos online, através da nuvem.
  • Redução de custos: Não é arcar com custos de ter um especialista no local, para fazer o documento.
  • Eficiência: Diminui o risco de extravio ou perda de documentos, tendo em vista que todos os laudos ficam armazenados na nuvem.

Quais os desafios desse tipo de laudo

Apesar dos inúmeros benefícios, a implementação do modelos de autenticidade laudo digital ainda é um grande desafio em vários setores.

Isso porque, para a utilização desse recurso é necessário investir em uma série de requisitos e recursos que, pode ter um custo inicial elevado.

Plataforma de integração das informações na nuvem, assinatura digital, treinamento e capacitação do pessoal para utilização dos recursos e outros.

A quais Documentos se aplica esta Alternativa

 É possível realizar laudos dos mais diferentes segmentos, como já mencionamos anteriormente aqui no artigo. Desde os laudos médicos, laboratoriais,laudo digital polícia,  laudo pericial digital, laudo digital Detran. Até documentos, como certidões e outros.

consulta laudo digital

Requisitos mínimos para uso do Laudo pela Internet

Apesar de toda facilidade e da praticidade dos laudos, é necessário seguir alguns requisitos básicos que ratificam a legalidade desses documento.

Um deles é necessidade da assinatura digital, que deve ser emitida por autoridade certificadora, devidamente reconhecida pelos órgão competente o ICP – Brasil.

Para ter acesso a lista completa de autoridades responsáveis pela certificação digital laudo médico e de outros segmentos aqui no Brasil, basta acessar o site do ICP- Brasil (https://www.iti.gov.br/icp-brasil)

Dependendo do tipo de laudo a ser emitido, é necessário também seguir a resolução da entidade. No caso dos médicos, é preciso atender a RESOLUÇÃO CFM nº 1.643/2002.

Laudo Online tem validade jurídica?

Seguindo os os parâmetros estabelecidos pelo ICP e às resoluções impostas pela conselho de classe, o laudo online tem validade jurídica igual ao laudo físico.

E por isso, pode ser utilizado nas mais diferentes situações, sem que haja prejuízo legal para qualquer uma das partes. Gostou deste conteúdo? Então não perca os outros artigos presentes em nosso blog.

No vídeo a seguir, você acompanha mais a respeito do assunto: