Skip to content

RG Danificado é dor de cabeça certa!





RG Danificado e não sabe o que fazer com ele? Veja e entenda como resolver este problema!

O RG – Registro Geral, conhecido também como a identidade, é um documento importante para todo cidadão. Sendo que, atualmente é um dos mais utilizados para estar identificando as pessoas.

Sem mencionar ainda que a nova identidade possui informações de outros documentos além do número do CPF, o qual já era permitido. Além, claro, das informações gerais como o número, o nome completo, assinatura e digital.

Agora imagina só um documento desse porte e importância venha danificar, que dor de cabeça, hein. Mas calma, porque em tudo dar-se um jeito e neste caso você pode até mesmo obter uma 2ª via do RG ou até mesmo fazer outro.




Então, quer saber mais sobre deste assunto? Acompanhe o artigo a seguir, porque explicaremos tudo que precisa saber sobre o que fazer com o RG Danificado.

Atente-se aos nossos tópicos:

RG Danificado: Posso fazer outro?

segunda via rg danificado
RG Danificado é dor de cabeça certa!

Certamente, muitas pessoas que estiveram nessa situação já se perguntaram RG danificado o que fazer? Será que seria possível fazer outro?

Desse modo, saiba que sim é permitido que se faça outro RG quando o mesmo está danificado.Sendo assim, qualquer tipo de danificação que ocorra na identidade é só estar solicitando uma 2ª via.

Geralmente, é necessário agendar este tipo de serviço no órgão competente a esta atividade no seu estado.E após isso, é comparecer no dia e hora marcada no posto de atendimento mais próximo. Além disso, levar consigo os documentos solicitados, mais o RG danificado e a taxa devidamente paga.




Importante frisar aqui, que busque fazer isso assim que verificar o dano, pois pode levar alguns dias para o documento ficar pronto. Já que, existem alguns lugares que poderão não aceitar o RG com algum tipo de problema, e até mesmo pode se tornar complicado tirar uma simples xerox.

Essa dica citada acima, serve para qualquer tipo de documento e não apenas para identidade. Caso venha ocorrer algum problema procure resolver logo que possível, pois são muito importantes mantê-los atualizados.

Um RG Danificado tem validade?

De certo modo, essa deve ser uma dúvida de muitos se o RG danificado tem validade.A saber, um RG danificado pode gerar sérios problemas e dores de cabeças para os cidadãos pelos mais diversos motivos.




Só para exemplificar, uma pessoa pode ser impedida de abrir uma conta bancária ou fazer um financiamento, caso aja algum tipo de dano no documento de identificação.

Logo, entende-se que no momento que este documento tiver algum danificado ele dificilmente será válido. Por isso, a necessidade de se fazer outro e tirar a sua 2ª via.

É aconselhável que cada um tenha muito cuidado e que cuide muito bem do seu RG, para que ele não venha ter nenhum dano. A não ser é claro, casos que não tenha como intervim.

meu rg esta danificado

Onde comunicar o extravio do meu RG?

Em relação a extravio de RG é necessário primeiramente realizar o B.O. – Boletim de ocorrência na delegacia de polícia mais próxima. De forma que o faça imediatamente, assim que verificar que ocorreu a perda.



Logo após isso, o segundo passo será fazer a comunicação do extravio aos órgãos de proteção ao crédito. Isso servirá de alerta a todos, pois caso alguém tente realizar alguma compra com o seu documento de identificação.

Esse ato de comunicar irá bloquear qualquer tipo de fraude, e assim evitará problemas por conta da perda do RG.Assim também, caso ocorra extravio com outros documentos recomenda-se este mesmo procedimento.

E sem esquecer que se fará necessário a solicitação da segunda via. E assim que estiver com elas em mãos é comunicar novamente aos órgãos de proteção ao crédito que já está com o documento.

Posso viajar com RG extraviado?

Imagine a seguinte situação você vai viajar e perde o RG, ou ainda, isso acontece isso no meio da sua viagem.O primeiro questionamento logo será: extravio de RG como proceder?Calma, não se apavore, pois para resolver essa situação é mais simples do que se imagina.

Antes de mais nada, se possuir algum outro documento oficial com foto como a CNH por exemplo. Em geral ela serve como documento de identificação, então logo poderá viajar sem problemas.

Não possuindo outro documento oficial com foto, primeiro de tudo é só estar fazendo o B.O. para declarar a perda do documento. Assim sendo, com a declaração de extravio RG poderá viajar tranquilamente, entretanto, isso é apenas para viagens nacionais, dentro do Brasil.

Sendo que, se a viagem for de avião pode ser com B.O.s de até 60 dias antes da mesma.Caso perca o RG numa viagem realizada no exterior é só procurar o consulado ou a embaixada e informar a perca do documento. Estando com o passaporte em dias e atualizado não terá dificuldade nenhuma em continuar viajando.

Veja o vídeo abaixo: