Skip to content

Cancelar RG pode ser um grande problema, saiba porquê!





Sabe como cancelar RG? Veja o que é, e saiba como estar fazendo.

O RG – Registro Geral, a famosa identidade, é um documento importantíssimo a todo cidadão. Ele é um dos mais utilizados como forma de identificação da pessoa.

Este documento possui nele nome completo, foto, assinatura, digital e números de identificação que se difere de uma pessoa para outra.  Além disso, na nova identidade pode ser adicionado todos os outros documentos. Além do número do CPF que já era permitido.

Diante de toda essa informação, já pensou o que fazer se perder este documento ou se ele for roubado? Então, saiba que tem como estar fazendo o seu cancelamento. É um processo um pouco complicado, mas com tanta informação no RG, é sempre bom estar atento e tomar cuidado, não é mesmo?




E você, quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe nosso artigo a seguir, porque estaremos explicando tudo que precisa saber sobre como cancelar RG.

Atente-se aos nossos tópicos:

Cancelar RG é possível?

cancelar agendamento de rg
Cancelar RG pode ser um grande problema, saiba porquê!

Certamente muitas pessoas já se viram na seguinte situação: “será que é possível cancelar RG?” Seja por diversos motivos, como ter o perdido, ter sido roubado ou por ter feito um novo documento em outro estado.

Dessa forma, saiba que sim é possível cancelar um RG, porém não é uma tarefa fácil. Aliás é um pouco complicada e muitos nem sabem disso.

Primeiramente, existem apenas algumas situações específicas que permitem esse tipo de processo, como por exemplo, quando uma pessoa é falecida.

Sendo assim, é necessário comprovar essa situação para que entenda o real motivo do cancelamento deste documento. Após isso, geralmente é preciso comparecer ao órgão emissor para que possa iniciar o processo de cancelamento.




Este que pode ser um processo longo e gerar uma certa dor de cabeça, por isso, que é preciso ter bons motivos para realização do cancelamento.

Já que se trata de um documento de extrema importância e de identificação da pessoa. A saber, após ser cancelado não será possível estar revertendo o cancelamento, sendo apenas possível solicitar e retirar a 2ª via.

Quais situações posso Cancelar RG?

Para cancelar RG existem algumas situações como por falecimento, perda, roubo, furto, RG danificado ou ainda por ter mais dois ou mais deste documento.




Em qualquer das situações é preciso comprovação para que seja iniciada o processo, e o mesmo venha a ter seu cancelamento validado.

Como por exemplo, a pessoa que possuir RG danificado deve levá-lo a fins de mostrar porque quer realizar o cancelamento. Desse modo, será possível que entendam a necessidade do cancelamento de RG.

É necessário fazer B.O? Entenda o processo!

No processo para cancelar RG, em alguns casos é preciso fazer um boletim de ocorrência, o famoso B.O.Isso porque, ele será utilizado para fins de comprovar que perdeu a identidade, ou que a mesma foi roubada, ou até então furtado.

E porque se faz necessário o boletim de ocorrência? Pois bem! Só para ilustrar, imagine que seu RG perdido seja encontrado, com o B.O. explicando tudo o que aconteceu, será possível identificar que se trata exatamente do seu RG perdido.



Mas caso não venha ser encontrado a partir deste boletim de ocorrência sabendo da perda, do roubo ou furto, ficará mais fácil de cancelar RG.

Só o boletim é capaz de ser utilizado para cancelar RG perdido, por exemplo, pois estará registrado que o mesmo ocorreu, sendo uma prova do fato.

Em relação a cancelar RG roubado ou furtado se trata do mesmo processo, com o registro do B.O que se é possível sua comprovação, principalmente sem testemunhas ou câmeras de gravação.

De qualquer maneira, entende-se que o boletim é de extrema necessidade nesses casos. Por isso, caso aconteça de perder, ser roubado ou mesmo furtado o primeiro é fazer o B.O. Pois, terá até mesmo a chance de ser encontrado o documento.

cancelamento do rg

Já para cancelar RG por morte, neste caso é necessário da certidão de óbito apresentada por um familiar mais próximo.

Somente essa certidão é que comprova o falecimento da pessoa, sendo assim, após recebê-lo é levar no órgão emissor para entrar com o processo de cancelamento.

O mesmo deve ser realizado por alguém muito próximo da pessoa falecida, como a mãe, pai, filho (a), avós, tios (as), ou qualquer parente mais próximo.

Como solicitar segunda via depois do cancelamento?

Quem for cancelar RG, lembre-se que será preciso depois tirar sua 2ª via do documento.Assim sendo, é preciso após efetuar o cancelamento é realizar o agendamento no órgão emissor ou competente a este serviço do seu estado.

Só para exemplificar, agendamento Poupatempo RG segunda via para quem for do estado de São Paulo. Logo em seguida, é comparecer ao órgão no dia e hora marcada munido dos documentos solicitados e a taxa paga.